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Literatura e Média na Era Digital

Ano Lectivo 2008-2009

Opção Transversal

Docente: Manuel Portela

 

As práticas artísticas e literárias do século XX caracterizaram-se pela reiterada reflexão sobre a materialidade específica dos meios. Este interesse na materialidade dos processos de significação ganhou também um lugar central nas disciplinas que se dedicam à investigação das formas e práticas de produção de sentido, como os estudos literários, os estudos culturais, os estudos artísticos, os estudos dos média, as ciências da informação ou a história do livro. A reflexão sobre a mediação técnica e discursiva conheceu entretanto um novo capítulo com o desenvolvimento da tecnologia digital.

O objectivo deste programa é desenvolver formas de percepção e de análise do meio digital e da sua materialidade específica. A remediação digital da literatura será considerada de duas formas: a) através da observação de objectos bibliográficos transpostos para o meio digital; b) através de objectos originariamente digitais (poesia cinética, hiperficção e outros géneros hipertextuais e hipermédia). É também objectivo da disciplina encorajar a utilização dos recursos oferecidos pelas ferramentas digitais para a produção de formas que explorem criativamente as propriedades dos materiais. A disciplina funciona em regime de avaliação contínua: além da participação através de exercícios orais e escritos (50%), implicará a criação de um projecto de uma obra digital como trabalho final (50%). O trabalho escrito será publicado semanalmente no blogue da disciplina: DigLitMedia: Literatura e Média na Era Digital http://diglitmedia.blogspot.com/

 

Literature and Media in the Digital Age

The specific materiality of media has been a continuing concern for artistic and literary practices in the twentieth century. An interest in the materiality of signifying processes has also become a major issue across disciplines that study the production of meaning. Such is the case, for instance, of literary studies, cultural studies, art studies, media studies, and book history. For the past two decades, the development of digital technology and networked media has opened a new field for both experimentation and reflection upon the nature of technical and discursive mediation.
The aim of this course is to develop forms of awareness and analysis of digital literature and of its specific materiality. Digital remediation of literature will be considered at two levels: a) by means of bibliographic objects that migrated into digital space; b) by means of intermedia objects that originated in digital media (kinetic poetry, hyperfiction, and other hypertextual genres). Another aim of the course is to encourage the use of digital tools for the creation of works that explore the specific properties of electronic textuality. Students are required to write for the class blog (at least one entry per week on the works discussed in class) (50%) - DigLitMedia: Literatura e Média na Era Digital http://diglitmedia.blogspot.com/ They also have to create one electronic work, or a detailed description of a project for a work (50%). The language of instruction is Portuguese, but most of the works and texts analysed are written in English.

 

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© Manuel Portela [Julho de 2008]

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