DigLitWeb: Digital Literature Web

E-E


Arte e Multimédia

Ano Lectivo 2012-2013

Licenciatura em Estudos Artísticos

Docente: Manuel Portela

 

Este programa centra-se na descrição da relação entre os processos de integração das artes e os processos de integração dos média. A observação das práticas multimédia e intermédia contemporâneas será precedida por uma reflexão sobre a especificidade do regime de representação das artes e do regime de inscrição dos média nos séculos XIX e XX. A grelha simbólica da representação artística tradicional (literatura, pintura, música, escultura, teatro, dança) é contrastada com a inscrição automática característica da representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética. Refletimos ainda sobre o modo como a reprodução técnica retroage sobre as próprias práticas e formas artísticas, modificando-as. A reprodutibilidade digital dos novos média, dependente do processamento computacional, originou uma estética de base de dados que incrementa a recombinação convergente de disciplinas artísticas e de meios tecnológicos. Graças a isso, a multimediação constitui-se como uma das práticas artísticas dominantes do século XXI. O programa divide-se nos seguintes temas:
Tema 1: A arte como matéria e como mediação: a materialidade das artes e dos meios. Como definir multimédia?
Tema 2: O regime da arte e o regime dos média: inscrição simbólica vs. inscrição física do real
Tema 3: Os limites da arte como limites do meio: singularidade e multiplicidade dos meios
Tema 4: Reprodutibilidade e multimediação: retroações entre tecnologia e arte
Tema 5: A integração das artes e dos meios na era digital: bases de dados, interatividade e imersão

A disciplina funciona em regime de avaliação contínua e inclui os seguintes itens de avaliação: um teste (25%), uma apresentação oral (25%), escrita para o blogue (25%; http://digartdigmedia.wordpress.com/) e um trabalho individual (25%, c. 1500 palavras). A avaliação contínua pressupõe um mínimo de 75% de presenças nas aulas lecionadas.

 

Art and Multimedia
This course describes the relationship between processes of integration of the arts and processes of integration of media. The observation of contemporary intermedia and multimedia art practices is preceded by a reflection on the specificity of the regime of representation in the arts and the inscriptional regime of nineteenth- and twentieth-century technological media. The symbolic grid of representation in traditional arts (literature, painting, sculpture, architecture, music, theatre, dance) is contrasted with the automatic inscription characteristic of photographic, phonographic, filmic, videographic, and cybernetic representation. We will also reflect on how technical reproduction feeds back onto artistic practices and forms. The digital reproducibility of new media, which depends on computer processing, has originated a new kind of database aesthetics that favours a convergent recombination of art forms and technological media. Through this process, multimediation is becoming a dominant artistic practice of the twenty-first century.
Theme 1: Art as matter and mediation: the materialities of arts and media. How can we define multimedia?
Theme 2: The regime of the arts and the regime of the media: symbolic inscription vs. physical inscription of the real
Theme 3: The limits of art as the limits of the medium: uniqueness and multiplicity of media
Theme 4: Reproducibility and multimediation: feedback between technology and art
Theme 5: The integration of arts and media in the digital age: databases, interactivity and immersion

Assessment will be continuous (75% attendance is mandatory). It will be based upon the following assignments: one test (25% of final grade); one oral presentation (25%); blog writing (25%; http://digartdigmedia.wordpress.com/); and final essay (25%, c. 1500 words).

 

Bibliografia

Art 20: The Thames & Hudson Multimedia Dictionary of Modern Art. London: Thames & Hudson; 2nd edition (2005) [CD-ROM].

Beardon, Colin and Lone Malmborg, eds. (2003). Digital Creativity: A Reader. Amsterdam: Swets & Zeitlinger/Taylor & Francis.

[*] Benjamin, Walter (2005). 'The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction' (edição original: "Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit", 1935), in http://www.marxists.org/reference/subject/philosophy/works/ge/benjamin.htm [UCLA School of Theater, Film and Television, 1998, 2005]. Ou a tradução portuguesa:  Benjamin, Walter (2006). 'A Obra de Arte na Época da sua Possibilidade de Reprodução Técnica', in A Modernidade, Org. e tradução de João Barrento, Lisboa, Assírio & Alvim, pp. 207-241.

Bogost, Ian (2008). Unit Operations: An Approach to Videogame Criticism Cambridge. Mass.: MIT Press.

Bolter, Jay David & Diane Gromala (2003). Windows and Mirrors: Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency. Cambridge, Massachusetts, MIT Press.

[*] Damásio, António (2010). 'Despertar', in O Livro da Consciência: A Construção do Cérebro Consciente, Lisboa: Temas e Debates, pp. 15-48. Ou a edição norte-americana: Damásio, António (2010), 'Awakening', Self Comes to Mind: Constructing the Conscious Brain, New York: Pantheon Books, pp. 13-33.

Drucker, Johanna (2005). Sweet Dreams: Contemporary Art and Complicity. Chicago: The University of Chicago Press.

[*] Drucker, Johanna (2009). ‘Aesthetics and New Media’, in Spec Lab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: The University of Chicago Press, pp. 175-188.

Friedberg, Anne. (2009).The Virtual Window: From Alberti to Microsoft. Cambridge, Mass: The MIT Press.

[*] Frischer, Bernard (2009). ‘Art and Science in the Age of Digital Reproduction: From Mimetic Representation to Interactive Virtual Reality’, in Proceedings of the I Congreso Internacional de Arqueología e Informática Gráfica, Patrimonio e Innovación, Sevilla.

Galloway, Alexander R. (2006). Gaming: Essays on Algorithmic Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Gitelman, Lisa (2008). Always Already New: Media, History, and the Data of Culture. Cambridge, Mass: The MIT Press.

Goldberg, Roselee (2007). A Arte da Performance: Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro [ed. original, 1988, 2001].

Hansen, Mark B.N. (2006). Bodies in Code: Interfaces with Digital Media. London: Routledge.

Hansen, Mark B.N. (2006). New Philosophy for New Media. Cambridge, Mass: The MIT Press.

[*] Higgins, Dick (1984). ‘Intermedia’ [1965, 1981], in Horizons: The Poetics and Theory of the Intermedia, Carbondale, IL: Southern Illinois University Press, pp. 19-28.

Jenkins, Henry (2008). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. NYU Press; Revised edition.

Jones, Caroline A. (2006). Sensorium: Embodied Experience, Technology, and Contemporary Art. Cambridge, Mass: The MIT Press.

Kaprow, Allan (2003). ‘The Legacy of Jackson Pollock’ (1958), ‘Notes on the Creation of a Total Art’ (1958) e ‘Performing Life’ (1979), in Essays on the Blurring of Art and Life, edited by Jeff Kelley, Berkeley: University of California Press, 2003.

Kittler, Friedrich A. (1999). ‘Introduction’, in Gramaphone, Film, Typewriter. Stanford, California: Stanford University Press [1ª edição alemã, 1986], pp. 1-19.

[*] Kittler, Friedrich A. (2010). ‘Theoretical Pressupositions’, in Optical Media. Cambridge: Polity Press [1ª edição alemã, 2002], pp. 29-46.

[*] Lamb, Trevor D. (2011). 'The Evolution of the Eye', in Scientific American, July 2011, pp. 48-53.

Landy, Leigh (2007). Understanding the Art of Sound Organization. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Lyons, James and John Plunkett, eds. (2007). Multimedia Histories: From the Magic Lantern to the Internet. Exeter: University of Exeter Press, 2007.

Manovich, Lev (2002). ‘What is New Media?’, in The Language of New Media. Cambridge Mass, MIT Press, pp. 19-48.

Manovich, Lev (2008). Software Takes Command. Publicado em linha no endereço URL http://lab.softwarestudies.com/2008/11/softbook.html

[*] Manovich, Lev (2008). ‘Database as Symbolic Form’, in Victoria Vesna, ed., Database Aesthetics: Art in the Age of Information Overflow. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 39-60.

McLuhan, Marshall (2001). Understanding Media: The Extensions of Man, London: Routledge, 2001 [1ª ed. 1964], pp. 3-114. Ou a tradução portuguesa: McLuhan, Marshall (2008). Compreender os Meios de Comunicação: Extensões do Homem. Trad. José Miguel Silva; rev. Alda Couto. Lisboa: Relógio D’Água.

Motherwell, Robert, ed. (1981). The Dada Painters and Poets: An Anthology. Cambridge, Mass.: The Belknap Press of Harvard University Press [1951].

[*] Murray, Janet H. (2012). ‘Affordances of the Digital Medium’, in Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as Cultural Practice, Cambridge, MA: MIT Press, pp. 51-80.

Packer, Randall and Ken Jordan, eds. (2002). Multimedia: From Wagner to Virtual Reality. New York: Norton, 2002.

[*] Richardson, Nick (2010). 'Rain, Blow, Rustle', in London Review of Books, Volume 32, Issue 16, pp. 18-20.

[*] Ryan, Marie-Laure (2010). ‘Between Play and Politics: Dysfunctionality in Digital Art’, electronic book review, image + narrative thread, 3 March 2010, http://www.electronicbookreview.com/thread/imagenarrative/diegetic

Sexton, Jamie (2007). Music, Sound and Multimedia: From the Live to the Virtual. Edinburgh University Press.

Smith, Marquard and Joanne Morra (eds) (2007). The Prosthetic Impulse: From a Posthuman Present to a Biocultural Future. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Spielmann, Yvonne (2008). Video: The Reflexive Medium. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Stiles, Kristine and Peter Selz, eds.(1996). Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists' Writings. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.

Van Kokswijk, Jacob (2008). Digital Ego: Social and Legal Aspects of Virtual Identity. Delft: Eburon Publishers.

Vesna, Victoria ed. (2008). Database Aesthetics: Art in the Age of Information Overflow. Minneapolis: University of Minnesota Press.

[*] Wagner, Richard (2003). A Obra de Arte do Futuro. Lisboa, Antígona. Tradução de José Miranda Justo. Ler especialmente os capítulos IV («Fundamentos da Obra de Arte do Futuro) e V («O Artista do Futuro»), pp. 171-218.

[*] Winthrop-Young, Geoffrey & Nicholas Gane (2006). 'Friedrich Kittler: An Introduction', in Theory, Culture and Society, vol. 23.5: 5-16. http://tcs.sagepub.com/content/23/7-8/5

Zerbst, Rainer (2005). Gaudi 1852-1926: Uma Vida na Arquitectura. Köln: Taschen [1992].

Zielinski, Ziegfried (2008). Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means. Cambridge, Mass: The MIT Press.

[*] Leituras obrigatórias. / Assigned readings.

 

© Manuel Portela, 2009-2013.

mportela@fl.uc.pt


Temas do programa

Tema 1: A arte como matéria e como mediação: a materialidade das artes e dos meios. Como definir multimédia?

Tema 2: O regime da arte e o regime dos média: inscrição simbólica vs. inscrição física do real

Tema 3: Os limites da arte como limites do meio: singularidade e multiplicidade dos meios

Tema 4: Reprodutibilidade e multimediação: retroacções entre tecnologia e arte

Tema 5: A integração das artes e dos meios na era digital: bases de dados, interactividade e imersão

 


Syllabus topics

Theme 1: Art as matter and mediation: the materialities of arts and media. How can we define multimedia?

Theme 2: The regime of the arts and the regime of the media: symbolic inscription vs. physical inscription of the real

Theme 3: The limits of art as the limits of the medium: uniqueness and multiplicity of media

Theme 4: Reproducibility and multimediation: feedback between technology and art

Theme 5: The integration of arts and media in the digital age: databases, interactivity and immersion

 


Arte &Tecnologia

1. Investigação & Crítica

Adrian Ward: Auto-Illustrator [2003] http://download.cnet.com/Signwave-Auto-Illustrator/3000-2191_4-9580.html

A.S.A.P. Association of the Arts of the Present [2005-present] http://www.artsofthepresent.org/

Critical Art Ensemble [1987-present] http://www.critical-art.net/

Database of Virtual Art [Director: Oliver Grau, Danube University Krems, 2007-present] http://www.virtualart.at/nc/home.html

Genealogies of Digital Light http://digital-light.net.au/

ThoughtMesh Jon Ippolito http://thoughtmesh.net/authors.php?author=1

Jon Ippolito, 'The Panoptikon is Leaking' (2011) http://three.org/ippolito/writing/panopticon_is_leaking

Global Visual Cultures: Shared Knowledges [University of Barcelona, 2007-present]

http://culturasvisualesglobales.net/

Gonzalo Frasca: September 12 http://www.freeonlinegames.com/game/september-12.html

Runme.org http://www.runme.org/

V2_Institute for Unstable Media [University of Rotterdam] http://www.v2.nl/

 

2. Festivais

Ars Electronica [Linz, 1979-present] http://new.aec.at/news/en/

Transmediale [Berlin, 1988-present] http://www.transmediale.de/

 


Obras

1. Pintura, Fotografia, Cinema

2. Colagem e Assemblagem

3. Música Visual/ Pintura em Movimento

4. Poesia Visual/ Literatura em Movimento

5. Instalação, Escultura, Arquitectura

6. Videoclip Musical

7. Dança

8. Arte Digital

9. Net Art

 

 


1. Pintura, Fotografia, Cinema

 

Caravaggio_Supper at Emmaus_screen capture

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610)

 

Michelangelo Merisi da Caravaggio, A Ceia em Casa de Emmaus (1601, óleo e têmpera sobre tela, 141 x 196.2 cm) © The National Gallery, Londres.

Caravaggio (1571-1610) [Wikipedia]

 

 

Johannes Vermeer_screen capture

Johannes Vermeer (1632-1675)

 

Johannes Vermeer, A Leiteira (c. 1658, óleo sobre tela, 45,5 x 41 cm.) © Rijksmuseum, Amesterdão.

Johannes Vermeer, Rapariga de Chapéu Vermelho (c. 1665-66, óleo sobre madeira, 22,8 x 18 cm.) © National Gallery of Art, Washington.

Johannes Vermeer, Ruela (c. 1657-58, óleo sobre tela, 54,3 x 44 cm.) © Rijksmuseum, Amesterdão.

Johannes Vermeer (1632-1675) [Wikipedia]

 

 

Eadweard Muybridge_screen capture

Eadweard Muybridge (1830-1904)

 

Eadweard Muybridge, Animal locomotion: An electro-photographic investigation of consecutive phases of animal movements, 1872-1885. 11 vols. (Philadelphia: University of Pennsylvania, 1887) © Boston Public Library.

Stephen Herbert, The Compleat Eadweard Muybridge

Muybridge in Kingston
Eadweard Muybridge [Tate Britain, 8 September 2010-16 January 2011]
Philip Glass, The Photographer: A Music-Drama in Three Acts (Sony Music, 1983)

Eadweard Muybridge (1830-1904) [Wikipedia]

 

 

Pablo Picasso_NG_screen capture

Pablo Picasso (1881-1973)

 

Fac-símiles digitais de várias obras de Picasso, incluindo a colagem The Cup of Coffee (1913) © National Gallery of Art, Washington.

Pablo Picasso (1881-1973) [Wikipedia]

Pablo Picasso ['Picasso Administration']

 

 

Emil Cohl (1857-1938)

 

Emil Cohl, Phantasmagorie (1908) 1:17

Emil Cohl, Allumettes Fantaisistes (1912; CNC Archives françaises du film) 3:57

Emil Cohl (1857-1938) [Wikipedia]

 

 

 

Terrence Malick (1943-)

 

Two Ways Through Life (2011) http://www.twowaysthroughlife.com/

The Tree of Life (2011) http://www.foxsearchlight.com/thetreeoflife/

Terrence Malick (1943-) [Wikipedia]

 

 

 


2. Colagem e Assemblagem

 

Kurt Schwitters_Mexico City_homepage screen capture

Kurt Schwitters (1887-1948)

http://www.kurtschwitters.org/

 

Kurt Schwitters, Exposição no Museu de Arte Moderna da Cidade do México, 2003

Kurt Schwitters, Merzbau
Kurt Schwitters, Ursonate [Rondó] (1922-32) [mp3]
Kurt Schwitters (1887-1948) [Wikipedia]
Collage [Museu de Arte Moderna de Nova Iorque]
Assemblage [Museu de Arte Moderna de Nova Iorque]

Collage [Wikipedia]
Assemblage [Wikipedia]

 


3. Música Visual/ Pintura em Movimento

 

Oskar Fischinger_homepage screen capture

Oskar Fischinger (1900-1967)

http://www.oskarfischinger.org/

 

Oskar Fischinger, Spirals [Espirais] (1926)
Oskar Fischinger, Studie Nº 6 [Estudo Nº 6] (1930)
Oskar Fischinger, Kreise [Círculos] (1933)
Oskar Fischinger, Komposition in Blau [Composição em Azul] (1935)

Oskar Fischinger (1900-1967) [Wikipedia]

 

 

Mary Ellen Bute_CVM_homepage screen capture

 

 

 

Mary Ellen Bute (1906-1983)
http://www.centerforvisualmusic.org/Bute.htm

 

Mary Ellen Bute, Synchromy Nº 2 (1936)

Mary Ellen Bute, Synchromy Nº 4: Escape (1939)

Mary Ellen Bute, Finnegans Wake - Part 1 (1966)

Mary Ellen Bute, Finnegans Wake - Part 2 (1966)

William Moritz, Mary Ellen Bute: Seeing Sound (1996)

Mary Ellen Bute (documentary)

Mary Ellen Bute (1906-1983) [Wikipedia]

 

 

 

Norman McLaren_NFB_homepage screen capture

Norman McLaren (1914-1987)
National Film Board, Canada

 

Filmes disponíveis no arquivo web do National Film Board, Canada.

Norman McLaren (1914-1987) [National Film Board]

 

 

 

Center for Visual Music_homepage screen capture

CVM
Center for Visual Music

http://www.centerforvisualmusic.org/

 

Center for Visual Music is a nonprofit film archive dedicated to visual music, experimental animation and avant-garde media. CVM is commited to preservation, curation, education, scholarship, and dissemination of the film, performances and other media of this tradition, together with related historical documentation and artwork.

 

 

 

 


4. Poesia Visual/ Literatura em Movimento

 

PO.EX_UFP_homepage screen capture

PO.EX '60

PO.EX '70-80
Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa

http://po-ex.net/

Data de publicação: 2005-2013

 

O objectivo do projecto PO.EX '60 foi recolher, classificar, digitalizar e reproduzir em formato electrónico a produção da poesia concreta e visual portuguesa associada ao Movimento da Poesia Experimental dos anos 60 (conhecido como PO-EX).

O projecto PO.EX ́70-80 pretende recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética dos anos 1970 e 80.

 

 

 

poesia concreta_homepage screen capture

poesia concreta
o projecto verbivocovisual

http://www.poesiaconcreta.com/

Data de publicação: 2008

Sítio web dedicado à história da poesia concreta brasileira, publicado por ocasião da exposição retrospectiva dos 50 anos, realizada em São Paulo (1958-2008).

 

 

 

 

 


5. Instalação, Escultura, Arquitectura

 

Jean Tinguely_Museum_homepage screen capture

 

Jean Tinguely_Meta-Harmonie (1985)

 

 

 

Jean Tinguely (1925-1991)
Tinguely Museum [Basileia]

http://www.tinguely.ch/en.html

 

Tinguely Museum [Basileia]
Jean Tinguely, Fontanário [Basileia]
Jean Tinguely, Meta-Harmonie II [1983] 
Jean Tinguely, Self-Portrait   
Jean Tinguely, Requiem para uma Folha Morta [1967]

Heinrich Schmidt, Art Machines Machine Art (Museum Tinguely, Basel, 2008)

Jean Tinguely (1925-1991) [Wikipedia]   

 

 

 

Nam June Paik_homepage screen capture

 

 

 

Nam June Paik (1932-2006)
http://www.paikstudios.com/

 

Nam June Paik, TV Cello (1971, 1984)
Nam June Paik and Jud Yalkut, Electronic Moon # 2 (1969)

Nam June Paik, Electronic Superhighway (1994)

Marcelo Dantas, Processing the Signal_Part 1: Bill Viola (1989)

Marcelo Dantas, Processing the Signal_Part 2: Nam June Paik (1989)

Marcelo Dantas, Processing the Signal_Part 3: The Medium (1989)

Marcelo Dantas, Processing the Signal_Part 4: Technology (1989)

Marcelo Dantas, Processing the Signal_Part 5: The Audience (1989)

Nam June Paik (1932-2006) [Wikipedia]

 

 

 

 

 


6. Videoclip Musical

 

Laurie Anderson_homepage screen capture

 

 

Laurie Anderson (1947-)

http://www.laurieanderson.com/

Laurie Anderson, O Superman [1981]

Laurie Anderson, Sharkey's Day [1984]
Laurie Anderson + Peter Gabriel, Excellent Birds [transmissão televisiva 'Good Morning, Mr Orwell', Nam June Paik, 1984]

Laurie Anderson, Home of the Brave [1986] 
Laurie Anderson, Kokoku ['Home of the Brave', 1986]

Laurie Anderson, Life on a String [vídeo de Steven Lippman, 2001]

Laurie Anderson, Only an Expert [High Line Festival, 2007]

Laurie Anderson Interview, Part 1 (2008)
Laurie Anderson Interview, Part 2 (2008)
Laurie Anderson Interview, Part 3 (2008)

Laurie Anderson (1947-) [Wikipedia]

 

 

 

 

 

Michel Gondry (1963-)

http://www.michelgondry.com/

 

White Stripes, Fell in Love with a Girl (making) (Michel Gondry, 2003)

Mirrorball - Michel Gondry - Part 1 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Michel Gondry - Part 2 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Michel Gondry - Part 3 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Michel Gondry - Part 4 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Michel Gondry - Part 5 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

The Work of Director Michel Gondry - Trailer (Palm Pictures & Directors Label, 2003)

Michel Gondry (1963-) [Wikipedia]

Directors Label [Wikipedia]

 

 

 

 

Jonathan Glazer (1966-)

 

Mirrorball - Jonathan Glazer - Part 1 of 4 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Jonathan Glazer - Part 2 of 4 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Jonathan Glazer - Part 3 of 4 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Jonathan Glazer - Part 4 of 4 (Channel 4, 1999-2000)

The Work of Director Jonathan Glazer (Palm Pictures & Directors Label, 2005)

Jonathan Glazer (1966-) [Wikipedia]

Directors Label

 

 

 

 

Spike Jonze (1969-)

 

Fat Boy Slim, Weapon of Choice (Spike Jonze, 2001)

Mirrorball - Spike Jonze - Part 1 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Spike Jonze - Part 2 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Spike Jonze - Part 3 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Spike Jonze - Part 4 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Spike Jonze - Part 5 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

The Work of Director Spike Jonze - Trailer (Palm Pictures & Directors Label, 2003)

Spike Jonze (1969-) [Wikipedia]

Directors Label [Wikipedia]

 

 

 

 

Chris Cunnigham(1970-)

 

Björk, All is full of love [Chris Cunnigham, 1999]

Mirrorball - Chris Cunningham - Part 1 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Chris Cunningham - Part 2 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Chris Cunningham - Part 3 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Chris Cunningham - Part 4 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

Mirrorball - Chris Cunningham - Part 5 of 5 (Channel 4, 1999-2000)

The Work of Director Chris Cunningham - Trailer (Palm Pictures & Directors Label, 2003)

Chris Cunnigham (1970-) [Wikipedia]

Directors Label [Wikipedia]

 

 

 

 

 


7. Dança

 

Merce Cunningham Dance Company_homepage screen capture

 

Merce Cunnigham (1919-2009)
http://www.merce.org/


Merce Cunnigham, Variations V (1965, com música de John Cage)

Merce Cunnigham, Solo Dance on TV (1984)

Merce Cunningham, Space, Time and Dance (1952) [mp3]

Chance Conversations: An Interview with John Cage and Merce Cunningham (Walker Art Center, Minneapolis, 1981)

Merce Cunningham's Working Process (Walker Art Center, Minneapolis, 2009).

Merce Cunningham (1919-2009) [Wikipedia]

 

 

 

Pina Bausch_Tanztheater Wuppertal_homepage screen capture

 

Pina Bausch (1940-2009)
http://www.pinabausch.de/


Pina Bausch, Cafe Muller [Part 1 of 5] (1978; TV version, 1985)

Pina Bausch, Cafe Muller [Part 2 of 5] (1978; TV version, 1985)

Pina Bausch, Cafe Muller [Part 3 of 5] (1978; TV version, 1985)

Pina Bausch, Cafe Muller [Part 4 of 5] (1978; TV version, 1985)

Pina Bausch, Cafe Muller [Part 5 of 5] (1978; TV version, 1985)

Pina Bausch,The Rite of Spring (1975)

Wim Wenders, For Pina 09/04/2009

Pina Bausch (1940-2009) [Tanztheater Wuppertal]

 

 

 

Sasha Waltz_homepage screen capture

 

Sasha Waltz (1963-)
http://www.sashawaltz.de/


Sasha Waltz, körper - Trailer [2000] 

Sasha Waltz, noBody - Trailer [2002]
Sasha Waltz, Dido e Eneias [Akademie fur Alte Musik, Berlim, 2005] 
Sasha Waltz, Neues Museum - Dialog 09 - Trailer [DVD, 2009]

Sasha Waltz (1963-)[Wikipedia]

 

 

 

 

 


8. Arte Digital

 

 

 

John Whitney Sr (1917-1995)

 

John Whitney Sr., Catalogue (1961)

John Whitney Sr., Permutations (1966)

John Whitney Sr., Arabesque (1975)

John Whitney Sr (1917-1995)[Wikipedia]
John Whitney Sr (1917-1995)[siggraph]

William Moritz, Digital Harmony (Animation World, Vol. 2 N. 5, 1997)

Computer Animation [Wikipedia]

 

 

Jim Andrews_homepage screen capture

Jim Andrews
Vispo ~ Langu(im)age (1996-2010)

http://www.vispo.com/

 

Jim Andrews, NIO (2001)

Jim Andrews, Enigma n (1998).

Jim Andrews, Arteroids (Version 2.5, 2003)

Jim Andrews, On Lionel Kearns (2004)

 

 

Janet Zweig_homepage screen capture

 

Janet Zweig

http://www.janetzweig.com/

 

Janet Zweig, The Medium (2002)

Janet Zweig, Professor Obsessive and His Two Compulsions (2009)

Janet Zweig, Lipstick Enigma & Language Generator (2010)

 

 

 

Jim Campbell_homepage screen capture

 

Jim Campbell (1956-)
http://www.jimcampbell.tv/

 

Jim Campbell, Fifth Avenue Cutaway (2001) 

Jim Campbell, Installations (1988-2006)

 

 

 

Lev Manovich_Soft Cinema_homepage screen capture

Lev Manovich (1960-)
http://www.manovich.net/

 


Lev Manovich, Soft Cinema: Ambient Narrative (2000-2005) 

 

 

 

 

 


9. Net Art

 

Nettime (homepage screencapture)

Nettime [1995-present]
http://www.nettime.org

 

the formation of the nettime group goes back to spring 1995. A first meeting called <nettime> was organized in june 1995, at the Venice Bienale, as a part of the Club Berlin event. The list itself took off in the fall. A first compilation on paper appeared in January 1996, at the second Next Five Minutes events (the so-called ZKP series). The list organized its own conference in Ljubljana in May 1997, called 'The Beauty and the East'. A 556 pages nettime anthology came out in 1999: Readme! Ascii Culture and the Revenge of Knowledge. Autonomedia: New York (ISBN: 1570270899)

 

 

 

Rekombinant (homepage screencapture)

Rekombinant: Life after the net [2000-2009]
http://rekombinant.org/

 

Rekombinant was a network environment launched by Franco ‘Bifo’ Berardi and Matteo Pasquinelli on the 22nd of July 2000. Rekombinant was conceived as a listblog: a minimal blog running as a web interface of a collective mailing list. Everyday around 1800 subscribers were used to debate and post articles, new projects and announcements. Most of them were and are still based in Italy, around 40% were coming from Europe and the rest of the world.

 


 

Rhizome ArtBase (homepage screencapture)

Rhizome ArtBase [1999-present]
http://www.rhizome.org/artbase

Founded in 1999, the Rhizome ArtBase is an online archive of digital art containing over 2,500 art works. Encompassing a vast range of projects from artists all over the world, the ArtBase provides an online home for works that employ materials such as software, code, websites, moving images, games and browsers towards aesthetic and critical ends. The mission of the ArtBase is to provide free, open, and permanent access to a living and historic collection of seminal new media art objects.

 


 

 

 


Trabalhos 2011-2012

 

Alunos/as

Tema

Agnese Rudzite

«Analysis of the song by Antonio Olaio & Joao Taborda „Red rainbows”»

Anabela da Silva Ribeiro

«Gerald Scarfe, 'The Flowers', in The Wall, Pink Floyd»

Ana Rafaela de Simões Calheiros

«Angry Birds»

Ana Rita Neves Côrte-Real de Freitas

«André Boto e o seu projecto Surrealismo»

Anete Sebre

«Analysis of multimedia work: Jim Campbell „Exploded views”»

Artur Henrique de Sousa Magalhães e Almeida

«"Everybody Knows That You're Insane", teledisco dirigido por Terry Richardson para a canção dos Queens of the Stone Age»

Emanuel Jose Roseiro Taborda

«Virtual Choir 2.0: Eric Whitacre»

Francisco Manuel Relva Pereira

«A Obra de Arte do Futuro segundo Richard Wagner» Ring Saga: La Walkyrie (2011, Dirigé et mis en scène par Peter Rundel et Antoine Gindt d'après l'adaptation de Dove et Vick)

Germana Catarina Ferreira Duarte

«Filme do Desassossego»

Hugo Sales

«Instalação 'Enlightenment 2006' pelo projecto OpenEnded Group (formado por Marc Downie, Shelley Eshkar e Paul Kaiser)»

Inês Maia Dias da Silva

«Falling Water de Cristóbal Vila»

Ivan Miguel de Rodrigues Figueiredo e Gerês Pereira

«Videojogo como arte e a saga Bit.Trip»

Joyce Lopes

«Análise de uma obra de arte multimédia: The Wilderness Downtown»

Katarzyna Krupczak

«"The total dance theater": Alwin Nikolais' great vision»

Mara Isabel Alves Costa

«Análise de uma obra digital: Gorillaz»

Maria Inês Correia Teles Carvalhal

«Análise do Espectáculo “Magritte” de Coloro»

Mariana Isabel Alves dos Santos

«All is Full of Love: Análise de uma obra de arte multimédia:»

Marta de Figueiredo Jorge Cid Torres

«Análise de uma obra de arte multimédia: Signs»

Marta Maria Lages Pinto Ângelo

«Análise de uma obra digital: "The Matrix

Miguel Ângelo Rodrigues Valentim

«Hatsune Miku: A obra futura do presente»

Milton Tiago Vogado Batista

«Intermedia: Paradigma Happening»

Mónica Sofia Pereira Lemos Goncalves Coelho

«Análise de uma Obra de Arte Multimédia: Grote Kerk (2009), AntiVJ»

Sara Margarida Pinto Godinho

«Google Art Project»

 


Trabalhos 2010-2011

 

Alunos/as

Tema

Adriana Vázquez Figueira

«Laurie Anderson: 'Sharkey's Day'»

Ana Carolina Costa Tavares

«Arte em Movimento»

Ana Sofia Tavares de Jesus Lomba Lopes

«Allan Kaprow: A arte e a vida. A obra Pose»

Ana Teresa Teixeira Gomes Martins dos Santos

«Black Light Theater: WOW Theater»

André Filipe Soto Maior Madaleno

«Vórtice Dance: 'Soliloquy about Wonderland

André Rui Nunes Bernardes da Cunha Graça

«Jean Michel Jarre: 'Oxigène 3D Live in Your Living Room'»

Bruno Leandro Correia Dias

«Takagi Masakatsu 'Light Pool'»

Bruno Miguel Santos Fonseca

«Bill Viola»

Catarina Pamela Canôa Godinho

«Volte-Face»

Cátia Andreia Ribau Teodoro

«Tony Oursler: 'Talking Heads'»

Cláudia Marques

«Análise de Histoire(s) du Cinèma de Jean-Luc Godard»

Davide Alexandre Rodrigues Vicente

«Daft Punk: 'Around the World'»

Diana Margarida Martins Inácio

«Shigeko Kubota: 'Duchampiana: Nude Descending a Staircase»

Diana Reis Costa e Silva

«'Scope' de Rui Horta»

Inês Lopes Guedes Monteiro

«Arte, Ciência e Multimédia: Reconstrução Virtual de Lisboa antes do Terramoto»

Inês Tuna de Almeida

«Nam June Paik: 'Video Fish'»

Isabel Pérez Fernández

«Marcel-li Antúnez: ' Afasia'»

João Pedro Terêncio

«'The Wilderness Downtown': O Meu Bairro era o Meu Mundo»

João Quinteiro Martinho

«Bruce McClure»

Jonathan Marr Estevão

«Mika Tyyska: 'Guitar Shred Show'»

Jucélia Bernardo da Silva

«Pina Bausch: 'Café Müller' (1978)»

Katherine Elizabeth Cockbill

«'TV Garden' (1974) by Nam June Paik»

Luís André Fonseca de Sá

«Dub Video Connection: Atelier Multidisciplinar de Artes Multimédia»

Margarida de Almeida Santos Paiva

«Laurie Anderson: A Artista Multimédia»

Mariana Teixeira Domingues

«Jonathan Glazer: 'Colour Like no Other'»

Morgana Afonso Caldas Gomes

«Cinema Óptico e Cinema de Base de Dados: 'O Homem da Câmara de Filmar', de Dziga Vertov»

Paula Filipa Freire Cardoso

«'Uncomfortable Proximity

Pedro Alexandre Carneiro Freitas

«Os Robôs de Nam June Paik»

Pedro Emanuel Abrantes Nascimento

«'Sophia': Análise da Obra Multimédia»

Sandra Carole Cidade Teixeira

«Laurie Anderson: Análise de 'O Superman'»

Sara Marina Alves Fernandes

«Análise do vídeo 'Street Spirit

Sérgio Manuel Gonçalves Cerdeira

«'TV Cello', de Nam June Paik»

 


Trabalhos 2009-2010

 

Alunos/as

Tema

Albino Gentil Vieira Baptista

«Da Poesia-Pintura ao Realismo Impressionista em Cesário Verde»

Ana Paula Marques de Almeida

«Ensaio sobre a Representação do Multimédia no Filme Summer Wars (2009)»

Ana Teresa Jorge Leal

«The Shredder, de Mark Napier»

Bruna Mayo Soares

«The Walking Piano»

Carla Sofia Mendes Lameiras

«A fotografia de Lucas Samaras»

Cláudio Emanuel Rodrigues de Almeida

«Heiner Goebbels. O Artista do Futuro?»

Daniel Jorge Carvalho Abrantes

«Bas Jan Ader»

Diana Isabel Bessa de Sousa Marques Macedo

«Análise de três obras incluídas na exposição ‘Sem Rede’ de Joana Vasconcelos»

Diana Marlene da Cruz Pessoa

«K48 Teenage Rebel: The Bedroom Show: Garden I»

Diana Sofia de Sousa Santos

«Arquitectura como Multimédia: “Nautilus” 2007, Javier Senosiain»

Inês Moura Gonçalves

«My Boyfriend Came Back from the War, de Olia Lialina»

Inesa Markava

«Análise da coreografia Beach Birds for Camera de Merce Cunningham como obra multimédia»

Joana Filipa Cardoso Amado

«The Passing, Bill Viola»

Joana Filipa Jorge de Sousa

«Levi Van Veluw»

José Carlos Marreiros Raposo

«Sendo dados: 1º A queda de água; 2º O gás de iluminação; 1969, Marcel Duchamp»

Leonor Tavares de Sousa Melo Lima

«Coloro Magritte: Análise de uma Obra Multimédia»

Luís Filipe Pinto dos Santos Figueiredo

«Videodrome: A Carne da Tecnologia»

Maíra Freitas de Souza

«Análise de Histoire(s) du Cinéma de Jean-Luc Godard»

Mar Valiente Pérez

«Análise de I’m a victim of this song, Pipilotti Rist, 1995»

Miguel Carvalho Magro

«O Vídeo Jogo: Obra de Arte Multimédia»

Rita Carolina Martins da Silva

«Einstein on the Beach: Ópera em 4 Actos» de Phillip Glass e Robert Wilson. A ópera no século XX: a subversão das formas clássicas pela mediação»

Rodolpho Muniz Ribeiro

«Análise: Inland Empire»

Vanessa Gonçalves Lourenço

«House of Leaves de Mark Z. Danielewsky»

 

 

 

Valid CSS!| Site Map | Contact | Updated 11 Feb 2013 | ©2005-2013 Manuel Portela