DigLitWeb: Digital Literature Web

Sobre DigLitWeb

Q de Que é?

Hunting of the Snark (Fig 3)

 

DigLitWeb é um hipertexto em curso. Pretende investigar a digitalização da literatura, com especial incidência no campo dos Estudos Ingleses e Americanos. Constitui-se como ambiente colectivo de aprendizagem crítica e como guia selectivo de obras e arquivos electrónicos em acesso remoto. São consideradas quer edições electrónicas do património literário, quer os novos géneros e formas digitais. Tem origem no trabalho realizado nos seminários 'Cultura Digital e Estudos Literários' e 'Arquivos e Edições Electrónicas', durante os anos lectivos 2003-2004 e 2005-2006. Materiais adicionais foram acrescentados para as disciplinas de licenciatura 'Literatura e Média na Era Digital', em 2005-2006, 'Introdução aos Novos Média' e 'História do Livro: Do Manuscrito ao Digital', em 2008-2009; para ' Arte e Multimédia', em 2009-2010; e ainda para o seminário de pós-graduação 'Poesia Cinética', em 2009-2010. As secções são parcialmente bilingues (apresentando-se em português e/ou inglês).

   

 

N de Navegação

Hunting of the Snark (Fig 3)

 

DigLitWeb está dividido em seis secções: Arquivos, Digitais Ensaios, Figuras, Histórias e Metatextos. A de Arquivos constitui um levantamento de centros de textos electrónicos, e de projectos de arquivo e edição digital em curso. D de Digitais indexa exemplos em linha de criação literária pré-digital e digital, designadamente textos visuais e sonoros, textos cinéticos e hiperficção. Na secção E de Ensaios publicam-se ensaios escritos para os seminários e identificam-se os(as) autores(as) deste arquivo. F de Figuras contém anotações bibliográficas sumárias relativas a autores(as) e conceitos relevantes para os textos e problemas tratados. H de Histórias contém uma selecção de materiais em linha úteis para o ensino da história do livro. M de Metatextos contém hiperligações para fontes em linha sobre hipertexto, edição electrónica, novos média e ferramentas digitais. Cada uma das seis secções subdivide-se em três páginas web (ver Site Map para um esquema geral da estrutura do sítio web).

   

 

F de Fazer

Hunting of the Snark (Fig 3)

 

DigLitWeb é desenhado e editado por Manuel Portela, e foi publicado pela primeira vez a 24 de Fevereiro de 2005. Dos grupos de trabalho iniciais fizeram parte Ana Catarina Ferreira, Ana Catarina Garrido, Ana Sousa, Andreia Cordeiro, Cláudia Pinto, Daniela Maduro, Isabel Lourenço, Lina Costa, Maria Conceição Bastos, Maria da Graça Neto, Miguel Sousa Santos, Mónica Gomes, Odília Gaspar, Patrícia João Santos, Sandra Santos, Sílvia Brites, Susana Basílio e Tiago Jerónimo. As ilustrações que abrem as secções foram feitas por Henry Holiday para a primeira edição de A Caça ao Snark (1876), de Lewis Carroll, e por Arthur B. Frost para Phantasmagoria and Other Poems (1883), também de Lewis Carroll. Os ficheiros estão alojados num servidor dos serviços de Gestão de Sistemas e Infra-Estruturas de Informação e Comunicação (GSIIC) da Universidade de Coimbra. Este sítio web foi realizado com o programa Dreamweaver 8. Optimizado para uma resolução de ecrã de 1024x768 pixeis. Foi testado nos seguintes navegadores web: Firefox 3, Safari 3, Opera 9 e Internet Explorer 7. A linguagem de marcação foi validada de acordo com as definições xhtml 1.0 Transitional e CSS 2.1 (Cascading Style Sheets, level 2 revision 1). Nesta versão revista e actualizada, DigLitWeb contém 564 ficheiros e 6821 ligações, das quais 3351 são externas.

   

 

 

Valid CSS!| Valid XHTML 1.0 Transitional| Site Map | Contact | Updated 11 Feb 2013 | ©2005-2013 Manuel Portela