Colaborations

Internationals

ISIS Neutron and Muon Source do Laboratório Rutherford Appleton/Harwell Science and Innovation Centre, Science and Technology Facilities Council (STFC, Reino Unido) (John Tomkinson, Stewart Parker).

Estudo de diversos sistemas de interesse biológico por espetroscopia de dispersão inelástica de neutrões (Inelastic Neutron Scattering, INS) e por difração quasi-elástica de neutrões (QENS) – poliaminas biogénicas e seus complexos com Pt(II) e Pd(II), fitoquímicos antioxidantes, osso humano.

A colaboração com este Grupo decorre há cerca de 17 anos (J. Tomkinson, ex-supervisor da Unidade de Espetroscopia Molecular, S. Parker e V. Garcia-Sakai). Este laboratório alberga o feixe de neutrões mais potente do mundo, que permite levar a cabo investigação de ponta, nomeadamente obter informação estrutural rigorosa sobre compostos biologicamente relevantes através da utilização da espetroscopia vibracional de dispersão inelástica de neutrões (INS), que possibilita a deteção de modos de baixa frequência não acessíveis aos métodos vibracionais óticos de Raman e infravermelho. Este tipo de informação é extremamente útil em estudos de compostos com potencial terapêutico/preventivo.

   Diamond Light Source/Harwell Science and Innovation Centre, STFC (Reino Unido) (Giannantonio Cibin, Gianfelice Cinque)Estudo de aductos de fármacos anticancerígenos de Pt(II) e Pd(II) (ex. cisplatina) com o ADN por EXAFS/beamline B18.

Estudo da biodistribuição e impacto metabólico de fármacos anticancerígenos em células humanas de cancro por microespetroscopia de infravermelho/beamline B22.

 Manchester Institute of Biotechnology (MIB), Universidade de Manchester (Reino Unido) (Peter Gardner)  Imagem por espetroscopia de infravermelho em células cancerígenas humanas – determinação do efeito de novos agentes anticancerígenos de Pt(II) e Pd(II).
   DIT FOCAS Institute, Dublin (Irlanda) (Hugh Byrne)Estudo do impacto de novos agentes anticancerígenos em células cancerígenas humanas, por microespetroscopia de Raman.
   Departamento de Química-Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Málaga, Espanha (Juan Carlos Otero de Molina)Estudos por SERS (Surface Enhanced Raman Spectroscopy): (i) de aminas biogénicas e de seus complexos metálicos; (ii) de flavonas e outros fitoquímicos antioxidantes.

Análise por microRaman e por CARS de agentes anticancerígenos de Pt(II) e Pd(II) e do seu impacto em células humanas.

   NAST Centre for Nanoscience & Nanotechnology & Innovative Instrumentation and Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” (Itália) (Carla Andreani)

Análise osteométrica (de amostras humanos) por espetroscopia de neutrões – aplicações em Antropologia Biológica, Paleontologia e Ciências Forenses.

  Universidad Complutense de Madrid (Espanha)
   Departmentos de Biologia Celular e de Ciências Médicas Experimentais da Universidade de Lund, Suécia (Stina Oredsson, Lou Persson)

Estudo de estratégias anticancerígenas baseadas na via das poliaminas, por métodos de biologia celular. Efeito de complexos de Pt(II) and Pd(II) com poliaminas biogénicas.

   Instituto de Estrutura da Matéria, Madrid (Espanha) (José Vicente Garcia-Ramos e Santiago Sánchez-Cortés)

Estudo de Complexos de Pt(II) e Pd(II) com poliaminas por SERS e espetroscopia de FT-Raman.

Nationals

Centro de Física da Universidade de Coimbra (Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia) (Francisco Paulo de Sá Campos Gil)

Estudo estrutural de amostras de osso humano (amostras forenses e arqueológicas).

Centro de Química da Universidade de Coimbra (Mariette Pereira)

Laboratório de Eletroanálise e Corrosão do Instituto Pedro Nunes (IPN-LEC)/Grupo de Bioeletroquímica do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Ana Maria Brett)

Estudos bioeletroquímicos e por ATM de antioxidantes fitoquímicos. Estudo bioeletroquímico de complexos de Pt(II) e Pd(II) com poliaminas – interação com o ADN.

Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Coimbra (Helena Gervásio e Paulo Figueiredo)

Melanoma – análise estatística de casos clínicos e comparação com resultados da investigação académica. Análise de amostras de tecidos por espetroscopia vibracional.

Laboratório Associado CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, Universidade de Aveiro (Paulo Jorge Ribeiro-Claro, Ana Gil e Susana Braga)

Obtenção de espetros de FT-Raman de complexos de Pt(II) e Pd(II). Estudos metabonómicos de fármacos de Pt(II) e Pd(II) (ex. cisplatina), por RMN. Avaliação da citotoxicidade de complexos inorgânicos incluídos em ciclodextrinas em linhas celulares cancerígenas humanas.

 Laboratório Associado REQUIMTE – Química Verde, Universidade do Porto (Carmen Diniz Pereira e Isabel Ferreira)

Ensaios ex vivo e in vivo de novos complexos de Pt(II) e Pd(II) como potenciais anticancerígenos. Quantificação destes complexos em células cancerígenas humanas por espetrometria de massa.

Centro de Ciências do Mar (CCMar/CIMAR) da Universidade do Algarve – Grupo BioVanadium (Manuel Aureliano)

Estudo de compostos de vanádio por espetroscopia de Raman e por EXAFS (Extended X-ray Absorption Fine Structure).

Grupo de Bioquímica-Física do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Miguel Castanho)

Avaliação da citotoxicidade de agentes de Pt(II) e Pd(II) ao nível hemolítico.

Administração Regional de Saúde do Centro
Laboratoty of Forensic Anthropology – University of Coimbra